Benefícios Tecnológicos

SoftAcid demonstrou ser significativamente menos corrosivo para aço carbono e outros metais do que o ácido fórmico. SoftAcid também reduz a evaporação dos ácidos orgânicos, tornando-o mais eficiente ao longo do tempo.

Redução na Corrosividade

SoftAcid mostrou ser menos corrosivo para aço carbono e outros metais quando comparado ao ácido fórmico (ver Figura 1). Isso ocorre porque a natureza agressiva dos ácidos orgânicos é reduzida pela presença do ácido lignosulfônico. Com relação à corrosão, os ânions dissociados do ácido lignosulfônico migram para superfícies sólidas carregadas positivamente (tais como concreto e aço) formando uma camada protetora.

Experimentos no SINTEF Materials Technology mostrou que a taxa de corrosão de aço carbono em SoftAcid foi reduzido em mais de 95% em relação ao ácido fórmico
puro. Ensaios adicionais têm mostrado uma redução de 75% na taxa de corrosão no concreto.

Figura 1 - Corrosão em aço carbono

SoftAcid corrosion black steel PORT

Redução no Odor / Evaporação

Uma parte significativa de ácidos orgânicos (15-20%) que são usados ​​na ração, grãos, silagens e cereais são perdidos através da evaporação. Devido à sua natureza volátil, os ácidos orgânicos também emitem um forte odor apresentando também grandes riscos à saúde para seres humanos e animais.

A Borregaard LignoTech desenvolveu seu próprio método para medir a taxa de evaporação de ácidos orgânicos em fábricas de ração em comparação com o SoftAcid. Se você tem interesse de realizar este teste em sua fábrica, entre em contato conosco.

O monitoramento dos níveis de ácido presentes no ar durante a produção de peletes de ração contendo ácido fórmico foi realizado em uma fábrica de ração (Figura 2). A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que a quantidade de ácido fórmico presente no ambiente da fábrica foi bastante reduzida quando o este foi substituído por SoftAcid. A redução no odor também foi observada.

SoftAcid reduz a evaporação de ácidos orgânicos, o que leva a uma maior eficiência ao longo do tempo.

Figura 2 - Evaporação de ácidos:

SoftAcid evaporation PORT