Blocos

Photo: property of Rumenco Ltd.

Blocos

LignoBond DD é um aglutinante muito eficiente para os blocos de alimentação.

A produção de blocos para nutrição animal envolve a mistura de ingredientes formulados para suplementar as deficiências nutricionais das pastagens. A mistura é comprimida em blocos em alta pressão (2000 - 3000 psi) ou condicionada com vapor e comprimida com calor. Este bloco, então é fornecido para o consumo dos animais.

Uma característica importante na produção de blocos de alimentação é garantir que eles não fiquem muito macios sendo consumidos rapidamente ou desmanchem durante a exposição ao clima. Portanto, é importante usar um aglutinante a base de lignosulfonato para garantir que a dureza correta seja alcançada. A Borregaard LignoTech recomenda o uso de até 10% de LignoBond DD para esta finalidade.

Cenário

Em algumas propriedades rurais ainda encontramos pastagens de baixa qualidade nutricional. Estas pastagens são caracterizadas por baixa  oferta de proteína e energia (NDT), principalmente,  durante os meses de inverno (Davies 1988). Estudos recentes identificaram que a escassez de proteínas, fósforo e energia (NDT) durante o outono, inverno e início da primavera são as principais  causas das reduzidas taxas de crescimento e produção de ruminates em geral (Miller 2002; Miller e Thompson 2002). Além disso, uma nutrição desbalanceada no perído de seca também pode afetar a reprodução/gestação dos animais trazendo prejuízos (Baughan et al 1993). Bovinos e ovinos, nos meses de seca, frequentemente ingerem níveis de proteína abaixo do ideal para a manutenção correta da fermentação ruminal.

As concentrações de amônia no líquido ruminal na faixa de  5mg/100ml a 8mg/100ml são as recomendadas para obter a mínima eficiência da função ruminal (Satter e Slyter 1974; Pisulewski et al 1981; SCA 1990). Os Blocos de alimentação têm sido amplamente utilizados  no fornecimento de suplementos para aumentar o consumo e digestibilidade de pastagens de baixa qualidade (Leng, 1984).

Fonte: Source: Miller S M and Thompson R P 2003: Developing urea-molasses feed blocks in the Falkland Islands. Livestock Research for Rural Development (15) 3. Retrieved August 17, 2011, from http://www.lrrd.org/lrrd15/3/mill153.htm